Para além da emissão de todos os mapas legais de amortizações, reavaliações, mais/menos valias e locação financeira, o módulo Ativos trata todo o ciclo de vida dos bens de imobilizado de uma empresa. Registo de aquisições, cálculo de amortizações e reavaliações, registo de reparações, alienações e abate, fazem deste módulo uma excelente ferramenta para qualquer tipo de empresa, independentemente da sua dimensão.
Através do conceito de Plano de depreciação, é possível criar múltiplos cenários contabilísticos para a gestão dos ativos, para além do tratamento contabilístico e fiscal oficial. Esta é uma ótima ferramenta para responder à necessidade das empresas que têm políticas de gestão de ativos independentes da obrigatoriedade fiscal ou, por exemplo, a necessidade de efetuar a contabilidade dos ativos segundo as regras de outro país, entre outras utilizações.
Aliando um vasto conjunto de consultas, mapas e estatísticas de gestão, a um flexível sistema de alertas e a uma gestão permanente do cadastro de bens de imobilizado, o gestor pode avaliar em cada momento o património da empresa, bem como tomar opções de investimento ou desinvestimento devidamente consolidadas e apoiadas em poderosas calculadoras financeiras.
A área dos Ativos é dotada com as características necessárias que permitem às empresas realizar as operações contabilísticas sobre os ativos de acordo com as normativas em vigor.
Entre as diversas possibilidades evidenciadas pelo ERP PRIMAVERA podemos destacar:
-
Identificação do ativo/bem
-
Reavaliações \ revalorização \ perdas por imparidade
-
Centros de custo
-
Consultas, estatísticas e mapas de gestão
-
Depreciações/amortizações
-
Planos de Depreciação
-
Tratamento de Diferenças Temporárias
-
Ajustes aos valores de Aquisição após Início de Vida do Ativo
-
Aquisições, alienações e abates
-
Desreconhecimento e reclassificação do ativo